7 Dicas para começar na clínica de Psicologia e conseguir CLIENTES 

Transcrição abaixo:

Me formei em psicologia, o que fazer agora? Se você pensa em trabalhar com psicologia clínica e não sabe por onde começar, este conteúdo pode te ajudar. Vou falar de 7 Dicas para começar na clínica e conseguir clientes.

Acredito que em todas as profissões, pelo menos na maioria, os recém formados podem ficar travados, sem saber por onde começar para trabalhar na área que gostam. Algumas dicas desse vídeo podem servir para todos, mas, infelizmente não consigo dar dicas mais precisas para todas as profissões, mas posso ajudar você, estudante de psicologia ou recém-formado com dicas do que eu mesmo fiz e faço e que me ajudou e ajuda muito.


Considerar Tempo livre, trabalho


O que considero mais  importante para quem está se formando é aprender que Todo tempo livre que você agora “ganhou” ao acabar a faculdade, é tempo perdido caso não faça nada para crescer profissionalmente.

Entenda que você não está de férias ou de folga. Veja que não estou falando para trabalhar além das 8 horas diárias e nos finais de semana… claro que isso poderia te ajudar a alavancar seu trabalho inicialmente, mas pode não ser preciso, até que você tenha um retorno. O que eu me refiro é justamente o tempo que você não tinha livre por conta da faculdade e agora tem. 

Aprenda então a se organizar e separe um dia e horário para tudo o que for fazer que seja relacionado à sua profissão. Isso é especialmente importante para que você consiga fazer os próximos passos ou dicas com maior eficiência.


Focar em uma linha de terapia


Mesmo que você goste de diversas linhas de terapia, é muito importante que você foque em uma abordagem inicialmente. Quando dominar o que precisa da abordagem escolhida, você pode ir conhecendo as outras, se sentir necessidade.

Esse foco em uma única abordagem é importante para que você consiga focar seus estudos e projetos e facilitar seu trabalho no presente e no futuro. Avalie as abordagens que você teve durante a faculdade, as que você já ouviu falar, busque mais conteúdo online e em livros e decida qual abordagem mais adequada para você.

Considero muito importante você escolher uma abordagem que você acredita, entende até que bem e consiga explicar para outras pessoas sem grande dificuldade. Muito importante também que você se sinta confortável, na prática, de tal abordagem. Julgo importante isso porque quanto mais autenticidade podemos demonstrar no atendimento clínico, melhor.


Começar 


Uma fala que uso bastante com meus pacientes e conhecidos é: “Você não pode mover um carro parado”. Para que nós consigamos ir em direção ao nosso destino e mudar a direção a cada obstáculo, precisamos estar em movimento.

Por conta disso, comece. Busque um lugar onde pode atender, seja alugando mensalmente, a diária ou o horário. Se possível, frequente o lugar que conseguiu mesmo sem pacientes para ir se acostumando com o local e ir ajudando você a criar o hábito de trabalhar com sua profissão.

Falo isso porque pode ser mais fácil fazer suas tarefas profissionais fora de casa, com menos distrações. Importante falar que pode demorar um pouco para que você consiga uma estabilidade de pacientes e que você pode ter que começar “pagando” para trabalhar.

Uma opção muito válida dos dias de hoje é o atendimento Online. Por não precisar de alugar um local, pode diminuir bem seus custos e aumentar o seu alcance de pacientes em potencial. Decida então onde e como vai atender. Pesquise, teste e decida.


Divulgar Trabalho 


Depois então de ter entendido que você não está de férias e saber qual abordagem é a melhor para você, a divulgação do seu trabalho pode começar.

Pense e liste todas as possibilidades que você possui. Você pode ter um bom contato na sua comunidade, na igreja do bairro, conhecer pessoas que trabalham em escolas, projetos sociais ou na prefeitura. Se não conhecer ninguém, ou não tiver nenhum contato em grupos da sociedade, explore na cara dura mesmo.

Ofereça seu trabalho tanto para palestrar, como atendimento clínico para todos os grupos possíveis, desde religiosos, escolares, sindicatos, psiquiatras e ofereça algum benefício como palestras gratuitas e atendimento de baixo custo para quem eles indicarem para você. Convênios podem ser uma boa ideia também.

Ao mesmo tempo, pense em como pode divulgar seu trabalho online. Seja através de um site, um blog, um instagram ou canal do youtube. Vivemos hoje em um  mundo digital e poder ser encontrado online para que seus possíveis clientes te conheçam, pode ser uma boa ideia.


Estudar 


Esta dica pode ser um pouco óbvia, mas nunca é demais. Estude. Quando decidimos nossa abordagem, podemos começar nos aprofundar. Pegue tudo o que aprendeu na faculdade, e jogue fora.

Tô brincando… ou não. Tudo que você conseguiu compreender sobre sua teoria e se identificou durante a faculdade, guarde e expanda seu conhecimento. Busque ler os livros além do que os professores pediram e compreender além do que eles compreenderam.

Busque artigos científicos sobre sua teoria de escolha, veja como funciona na prática, busque todo conteúdo online que conseguir… vídeos, cursos, workshops e afins. Busque também contato com profissionais atuantes para saber se eles conseguem te dar algumas dicas.

Isso é muito importante, pois quando estamos na prática, o que vemos na faculdade, pode não ser a maneira que vamos atuar. Como trabalhamos com transtornos psiquiátricos, uma leitura do DSM 5 dos principais transtornos pode ser muito válido também.


Não se fechar das novidades em tecnologia e do mundo


Com as mudanças de gerações, acabamos por atender pessoas das mais variadas idades e vivências. Por conta disso, conhecer pelo menos o básico sobre as novidades, pode ser algo válido para conseguir se comunicar da melhor maneira possível com seu público. Estar por dentro das mais novas tecnologias e das novidades do mundo pode também ajudar você a desenvolver conteúdos interessantes para suas palestras, apresentações ou conteúdo digital.


Montar apresentações, textos ou vídeos 


Depois de criar seu hábito de estudo, uma boa maneira de fixar o que aprendeu e também aumentar seu conhecimento, é produzir algum conteúdo com os temas estudados. Monte um texto, artigo, vídeo, apresentação, postagem… qualquer coisa que você possa utilizar para divulgar o seu conteúdo e ter como base para estudo futuro.

Aquela fala de que quando mais aprendemos é quando ensinamos os outros, é muito verdadeira… e você pode usar isso para crescer cada vez mais.

© Copyright Falco e Ricci Qualidade de Vida.  Todos Direitos Reservados

CNPJ 22.029.976/0001­-20

CRP/SP 5264/J

contato@falcoericci.com.br

Estou ansioso para te ter como Aluno 🙂

Me ajude te conhecer melhor

We process your personal data as stated in our Privacy Policy. You may withdraw your consent at any time by clicking the unsubscribe link at the bottom of any of our emails.

Close